4 bons motivos para adotar trabalho home office e beneficiar empresa e funcionários
O modelo de trabalho home office está crescendo e conquistando cada vez mais a preferência de funcionários e empresas ao redor do mundo.
Em uma pesquisa realizada pela Owl Labs nos Estados Unidos, 65% dos funcionários que não fazem trabalho home office afirmaram que gostariam de ter esse benefício pelo menos uma vez por mês.
Outro dado interessante dessa pesquisa é o percentual de turnover. Empresas que permitem o trabalho remoto tem uma taxa até 25% menor.
No Brasil, uma pesquisa realizada no final de 2017 apontou que, ao que tudo indica, o futuro do trabalho é remoto.
Pensando nos próximos 12 meses, 34,3% dos profissionais pretendem incentivar mais o modelo de trabalho home office em suas companhias. Em empresas menores o percentual é ainda maior, chegando a 39,2%.
Percebeu? O que há alguns anos atrás parecia algo quase impossível, hoje é uma tendência mundial e, provavelmente, um caminho sem volta.
Se você ainda tem dúvidas ou receio, conhecer os benefícios que o trabalho home office proporciona para empresas e funcionários talvez te ajude a olhar essa prática com outros olhos.
Vamos em frente?
Como funciona o trabalho home office?
O modelo de trabalho home office não significa que você precisa abandonar o escritório e manter sua equipe 100% remota. Inclusive, nem é qualquer trabalho que funciona fora do modelo tradicional.
Porém, mesmo em empresas tradicionais, é possível adotar o modelo híbrido e permitir que parte do trabalho seja feito por funcionários remotos.
Esse benefício pode ser concedido em um ou alguns dias da semana e fará uma grande diferença nos resultados do seu negócio.
Benefícios do trabalho home office
Quem enxerga o trabalho home office com ressalvas, acredita que esse modelo afeta a produtividade e a comunicação entre os profissionais. Mas será que eles têm razão?
Então vamos aos benefícios para que você possa tirar suas conclusões sobre o trabalho remoto.
1. Aumenta a produtividade
Engana-se quem acha que apenas o fato do funcionário não estar presente no escritório pode comprometer sua produtividade.
Na verdade, o problema pode ser exatamente o contrário.
O fato de se deslocar de casa até a empresa, situação ainda pior em cidades como São Paulo, por exemplo, muitas vezes faz com que o funcionário já chegue cansado para trabalhar, o que afeta completamente sua produtividade.
Na pesquisa realizada pelo portal TD que citamos no início do texto, os profissionais avaliam positivamente o trabalho home office e 56% deles acham que aumenta a produtividade.
Dentro do escritório é comum vermos ataques, que não acontecem fora dele, dos ladrões de tempo, como as frequentes distrações paralelas e bate papos comuns nas salas de café.
Um estudo realizado pela Harvard Business Review mostra que empresas que permitem o trabalho home office tiveram um aumento de 13,5% na produtividade.
2. Melhora a qualidade de vida
Um problema bastante comum que acabamos de falar é o trânsito. Além de afetar a produtividade, com o passar do tempo o estresse do funcionário aumenta e torna a situação cada vez mais crítica.
Hoje em dia, as melhores empresas para trabalhar se preocupam cada vez mais com o bem estar de seus colaboradores e não por acaso, são premiadas frequentemente pelo sucesso que alcançaram.
Já parou para pensar que as horas que o funcionário perde para ir até a empresa poderiam ser aproveitadas para curtir a família ou dormir um pouco mais e acordar mais relaxado, já que vai trabalhar em casa?
Menos estresse, mais felicidade, melhor qualidade de vida. Pessoas felizes tem melhores resultados.
Bom para o funcionário, bom para a empresa.
3. Reduz custos de operação
Reduzir custos é algo importante e comum em muitas empresas, especialmente em épocas de crise. Geralmente elas cortam despesas com sistemas de telefonia, internet, impressão e ouros que sejam possíveis.
Adotar o trabalho home office é, por si só, uma maneira eficiente de redução de custos, o que é um dos maiores benefícios para empresas que optam por essa prática.
Nesse modelo de trabalho os escritórios podem ser menores e isso faz com que se gaste menos dinheiro com aluguel, móveis, ar condicionado e energia, por exemplo.
4. Aumenta o lucro da empresa
Uma forma de aumentar os lucros da empresa é vender mais, isso é básico. Se você estiver com dificuldades em vendas, veja como a técnica cold calling pode te ajudar a conquistar mais negócios.
Mas como estamos falando de trabalho home office, os 3 benefícios que vimos até aqui vão resultar automaticamente no 4º.
Funcionário com melhor qualidade de vida é mais feliz e consequentemente produz mais e tem melhores resultados.
Empresa que ajuda o funcionário a produzir mais, por consequência ganha mais dinheiro.
E a redução de custos é, automaticamente, uma maneira de aumentar os lucros do seu negócio.
Mas apesar de todos esses benefícios do trabalho home office e de tantas empresas estarem iniciando essa prática, muitas outras ainda tem algum tipo de receio.
No entanto, com o avanço da tecnologia e uma infinidade de ferramentas de comunicação ou ferramentas para gerenciamento de equipes de trabalho remoto, esse modelo vem se tornando mais comum.
E você, já adotou o trabalho home office na sua empresa?
Para quem adotou ou pretende adotar, é importante conhecer como funciona o como funciona o PABX Virtual, sistema que fornece todos os recursos de um ramal para o funcionário como se ele estivesse no escritório.
Formado em Sistemas de Informação, atua em TI e Telecom há mais de 15 anos. É especialista em ajudar as empresas a otimizar o atendimento ao cliente, reduzir custos e aumentar as vendas.