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Benefícios da Telefonia VoIP

6 Benefícios da Telefonia VoIP que você vai desejar ter conhecido (muito) antes

A Telefonia VoIP está cada vez mais presente em empresas de diversos setores e tamanhos, devido sua capacidade de gerar grande economia, entre tantos outros benefícios.

 

Um dos canais de comunicação mais importantes, a telefonia de qualidade possui recursos que ajudam sua empresa a conquistar grandes resultados, entre eles, melhorar o atendimento ao cliente e economizar.

Por outro lado, a ausência de uma solução telefônica moderna gera custos mais altos tanto na conta telefônica quanto na manutenção do sistema.

Mas antes de conhecer os benefícios da telefonia VoIP, é importante entender como ela funciona.

 

Como funciona a Telefonia VoIP?

A telefonia VoIP é a transmissão de sinais de voz sobre protocolo IP, ou seja, ligações telefônicas realizadas através da internet.

Provavelmente você já fez ou faz ligações através pelo Whats App, não é mesmo? Esse é um grande exemplo de telefonia VoIP, assim como Skype e Telegram.

Agora que você já sabe como funciona a telefonia VoIP, chega de enrolação e vamos em frente para conhecer os 6 benefícios que ela proporciona à sua empresa.

Vamos nessa?

 

1. Economia

Provavelmente você já sabe que o Brasil tem umas das telefonias mais caras do mundo. Por esse motivo é comum que as empresas busquem alternativas para reduzir custos nas contas telefônicas.

No entanto, os custos com telefonia nas empresas vão ainda mais além. Por exemplo:

  • Aquisição do PABX;
  • Custo de manutenção da central telefônica;
  • Espaço adequado para instalação e armazenamento do equipamento;
  • Instalação de cabeamento de voz para distribuição dos ramais;
  • Recursos avançados – que veremos mais à frente – adquiridos separadamente.

Você já parou para analisar o impacto que esses custos têm nas contas do seu negócio? Acredite, é comum encontrar gestores que não se atentam a essas questões.

É por isso que quando o assunto é economia, a telefonia VoIP se mostra muito mais efetiva do que qualquer adoção de boas práticas no uso da telefonia ou acessórios como a interface celular que reduz custos em ligações móveis.

 

2. Mobilidade

Já pensou em conectar seu ramal no celular, computador ou telefone IP em qualquer lugar do mundo com acesso à internet?

Esse é um dos grandes benefícios que a telefonia VoIP através do PABX na Nuvem oferece.

Simples e prático esse recurso torna a comunicação muito mais eficiente de modo que, mesmo à distância, um colaborador tenha todos os recursos que teria se estivesse dentro da empresa.

 

3. Flexibilidade

Ainda que seja considerada uma margem de segurança para ampliação de ramais (usuários), um PABX convencional é limitado.

Quando a empresa expande sua operação, por exemplo, em muitos casos é necessário investir na compra de um novo equipamento, situação que gera custos como:

  • Aquisição de um novo PABX;
  • Custo de instalação da nova central telefônica;
  • Tempo maior para a ampliação estar disponível.

Em uma situação contrária, mas também comum, a empresa investe em um sistema de telefonia pensando no crescimento do negócio e pouco tempo depois percebe que o investimento foi desnecessário.

Apesar de triste, é algo que acontece com frequência, seja por estagnação ou encerramento do negócio.

O PABX Virtual, uma solução de telefonia VoIP, permite ampliar com facilidade e rapidez a quantidade de ramais, bem como reduzir quando necessário.

 

4. Gerenciamento eficiente

A melhor forma de gerenciar qualquer operação é com base em dados. É desta maneira que grandes gestores conquistam os seus melhores resultados.

Quantidade de chamadas realizadas por ramal, chamadas atendidas, chamadas não atendidas, são algumas das informações identificadas com facilidade nos relatórios da solução de telefonia VoIP.

E entre tantos relatórios, é possível ainda acompanhar a operação em tempo real com um painel de monitoramento e prover mudanças instantâneas capazes de otimizarem seus recursos.

 

5. Recursos da Telefonia VoIP

Nos dias de hoje, alguns recursos avançados são benefícios essenciais em qualquer empresa, seja para melhorar o atendimento ao cliente ou conquistar mais negócios.

Gravador de Chamadas

Indispensável nas equipes de atendimento e vendas, o gravador de ligações telefônicas faz parte do dia a dia das empresas com os melhores resultados.

Por exemplo, a gravação e análise das chamadas no atendimento ao cliente é uma maneira eficiente de garantir que os colaboradores estão realizando um bom trabalho, além e permitir identificar falhas e treinar quem mais precisa.

No departamento de vendas a utilização do recurso é bem parecida. Através da análise das chamadas é possível melhorar o discurso de vendas, entender melhor onde se perde e ganha mais negócios, além de identificar as necessidades de cada vendedor e treiná-los para atingir os melhores resultados e conquistar mais vendas.

Correio de Voz com Mensagem por E-mail

Já pensou perder negócios porque um ramal está ocupado ou o atendente está ausente no momento da chamada?

Mais um bom recurso da telefonia VoIP, o correio de voz grava o recado do chamador e encaminha o áudio anexado para o e-mail do atendente responsável.

Chega de perder oportunidades, certo?

URA (Atendimento Digital)

A URA é o recurso responsável pelo atendimento inicial aos clientes para tornar o processo mais ágil e evitar que ele seja transferido várias vezes, situação que causa desgaste e prejudica a imagem da empresa.

De maneira simples é disponibilizado um menu com opções numéricas para que os clientes escolham a opção desejada e rapidamente sejam direcionados ao setor que pretendem falar.

 

6. Menor investimento

Diferente da telefonia convencional, na telefonia VoIP através de soluções como o PABX virtual não é necessário fazer aquisição de uma central telefônica.

Consequentemente não é necessário preparar uma infraestrutura para acomodar a instalação do equipamento, muito menos um técnico no local para executar o serviço.

São fatores importantes que muitas vezes passam despercebidos e que quando colocados na ponta do lápis fazem uma grande diferença.

E então, gostou de conhecer os recursos e benefícios que a telefonia VoIP pode proporcionar ao seu negócio?

Economia de até 70%, melhoria do processo de gerenciamento da operação, flexibilidade para ampliação e redução e ramais, facilidade de utilização de ramais fora da empresa e tudo isso com menor investimento em relação à telefonia tradicional.

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