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CRM é uma estratégia focada no cliente com o objetivo de aumentar a satisfação, a fidelização e as vendas

O que é CRM e como ele te ajuda a conquistar clientes e aumentar as vendas

Mais conhecido como CRM, o Customer Relationship Management (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um software que auxilia na organização dos processos e gerenciamento de interações com clientes e potenciais clientes, com intuito de maximizar a fidelização, satisfação e aumentar o faturamento da empresa.

 

Mais do que um simples software, é uma estratégia de negócios que foca totalmente no cliente, a razão da existência de qualquer organização.

É por esse motivo que o CRM se torna uma ferramenta indispensável para fortalecimento de pequenas, médias e grandes empresas.

 

O que é CRM?

A sigla CRM, como já vimos acima, significa Customer Relationship Management. Em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Pense em CRM como um conjunto de atividades e estratégias para entregar a melhor experiência para o cliente. O software é apenas parte da estratégia.

Ele é um sistema que mantém em seu banco de dados informações atualizadas de cada cliente, registro de todas as interações de modo que seja possível obter maior assertividade no objetivo final, seja fidelizar um cliente ou conquistar uma nova venda.

Percebeu como diversas ou até mesmo todas as áreas da empresa podem tirar proveito dessa ferramenta?

O setor de atendimento ao cliente, por exemplo, utiliza para garantir que o cliente esteja satisfeito com a solução ou serviço.

Já sua equipe de vendas pode (e deve) utilizá-lo para acompanhar o processo de comercial e não perder negócios por falhas, como esquecer de fazer uma ligação ou encaminhar um e-mail, por exemplo.

 

Como funciona um CRM?

A utilização de um software CRM pode ajudar sua empresa a conseguir melhores resultados e aumentar o faturamento.

E você sabe como ele funciona? São duas formas:

CRM com operação local

Nesse modelo, antes de mais nada, é preciso investir na compra de um bom servidor para a instalação do sistema que ficará armazenado dentro da empresa.

Alguns pontos devem ser considerados para operação local:

  • Ter um local adequado e seguro para armazenamento do servidor;
  • Equipe de suporte qualificada para fazer a manutenção necessária;
  • Backup das informações para o caso de problemas mais graves, onde todos os dados são perdidos.

CRM em Nuvem

De antemão, vale ressaltar que atualmente a maioria das soluções CRM operam em nuvem, ou seja, o sistema fica armazenado em um servidor externo em algum data center.

Desta forma, os benefícios acabam tornando esse modelo mais prático e com menor custo. Veja:

  • Não é preciso investir em um servidor;
  • 100% online: pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento;
  • Não necessita se preocupar com backup que é feito automaticamente;
  • Permite trabalhar com maior mobilidade.

 

Minha empresa precisa de um sistema CRM?

Essa é uma dúvida comum para muitas empresas.

Investir em uma solução que não agrega benefícios, será um desperdício de tempo e dinheiro, além de gerar uma frustração por um problema não resolvido.

Por isso, listamos algumas situações que ajudam a identificar a necessidade de um CRM.

São elas:

Oportunidades de vendas estão se perdendo

Você organiza, ou tenta organizar, em planilhas todas as informações de potenciais clientes e oportunidades de vendas em andamento.

Algumas negociações acabam passando despercebidas, são perdidas e impactam diretamente no faturamento da empresa.

Desperdício de tempo com planilhas

Ainda que você consiga se organizar e dar conta de atender todos os potenciais clientes, acompanhar as negociações e fechar todos os acordos possíveis, é bem provável que esteja perdendo muito tempo para se organizar.

Com um CRM você terá mais tempo para focar em aumentar as vendas ao invés de controlar dados em planilhas, fechando mais negócios em menos tempo.

A empresa está crescendo desorganizada

Os negócios estão fluindo bem, as vendas estão acontecendo, mas as informações estão se perdendo em planilhas.

Você não consegue identificar ou perde muito tempo para levantar informações de clientes potenciais para novas compras, por exemplo.

Já imaginou quando tiver o dobro de clientes?

Clientes insatisfeitos com o atendimento

Seus clientes estão insatisfeitos com seu atendimento e sua equipe não consegue identificar os motivos por falta de um histórico atualizado e organizado.

Por conta disso, não conseguem resolver o problema e conquistar a satisfação do cliente.

Dificuldade em acessar informações para tomada de decisão

Acessar informações importantes sobre determinado cliente e na hora, com facilidade, pode fazer você ganhar uma venda.

Por outro lado, a falta de informação poderá colocar toda a negociação em risco e fazer sua empresa perder um grande negócio.

Um CRM te dará todas as informações necessárias, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Para o gestor de vendas, o CRM fornece dados precisos para identificar o tamanho do pipeline, além de todas as informações necessárias para uma tomada de decisão inteligente.

Sua equipe trabalha à distância frequentemente

Você passa por situações em que sua equipe de vendas, por exemplo, viaja frequentemente para captar novos clientes?

Se sim, um software CRM irá potencializar o trabalho deles.

A ferramenta permitirá que acessem em tempo real informações cruciais para o fechamento de um acordo.

 

Os benefícios e a importância de um CRM

Agora você já sabe o que é CRM e como ele funciona.

Mas se ainda está em dúvida sobre a importância de ter um CRM, mesmo com tudo que já falamos até agora, veja alguns benefícios que separamos:

Centraliza e organiza informações

Informações de clientes espalhadas em várias planilhas e cadernos, tem muito mais chances de se perderem e causar prejuízos para a empresa.

Um software CRM armazena de forma organizada todas as informações de clientes em um mesmo local.

Otimiza o relacionamento com o cliente

Com as informações armazenadas em um mesmo local, fica mais simples entender e otimizar o relacionamento com o cliente.

Um CRM permite acompanhar o cliente de perto e obter informações em uma linha de tempo e a qualquer momento, seja para resolver um problema ou ganhar uma venda.

Melhor ainda com uma solução em nuvem, onde a informação pode ser acessada de qualquer lugar.

Integra diferentes departamentos

Uma empresa bem estruturada deve ser capaz de fornecer informações para os líderes tomarem decisões mais inteligentes.

Nesse ponto, o CRM integra diversos setores dentro da organização para que os líderes enxerguem o negócio como um todo e obtenham mais sucesso.

Aumento das vendas

Algumas atividades que você precisaria fazer de forma manual, como por exemplo reunir informações de determinado cliente, são feitas automaticamente pela ferramenta.

Assim, sobra mais tempo para realizar outras tarefas mais importantes.

Além disso, um CRM permite gerenciar com eficiência seu funil de vendas e acompanhar todos os estágios de negociações para obter mais sucesso no processo comercial e fatura mais.

E então, percebeu como o CRM ajuda a empresa a focar, de verdade, no cliente e crescer de forma organizada?

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.

Pensando ainda em aumentar as vendas, talvez você queira aprender como fazer prospecção de clientes por telefone ou entender como a integração entre marketing e vendas pode alavancar seus negócios.