
Você sabe o que é Interface Celular? Descubra como ela pode ajudar sua empresa a reduzir custos
Se a sua empresa não se preocupa em reduzir custos, está na hora de mudar esse pensamento. Cortar gastos é fundamental para a saúde financeira do seu negócio e a interface celular vai te ajudar nessa missão.
Um estudo realizado pela UTI (União Internacional de Telecomunicações), aponta que o Brasil tem uma das telefonias mais caras do mundo.
De maneira geral, no que se refere ao custo da telefonia, o Brasil ocupa a 90ª posição entre os 166 países avaliados.
E agora, já se convenceu de que a redução dos seus custos com telefonia é uma boa ideia? Então vem comigo!
Neste artigo você vai entender tudo sobre interface celular e como ela trabalha em conjunto com seu PABX na redução de gastos telefônicos.
O que é interface celular?
Interface celular é um equipamento que conecta uma linha de celular a um PABX com objetivo de rotear as ligações dos telefones fixos para o móvel automaticamente. Esse procedimento é uma maneira inteligente de gerar grande economia nas contas de telefone.
As principais interfaces, utilizam a tecnologia GSM e são compatíveis com a maioria das operadoras.
Para que serve a interface celular?
Já vimos que a telefonia no Brasil é uma das mais caras do mundo.
Você também já deve ter ouvido falar que ligar de telefone fixo para telefone celular é muito mais caro do que ligar de um telefone celular para outro telefone celular, certo?
Se não ouviu, saiba que isso é uma verdade absoluta.
É aqui que a interface celular entra.
Por ser um equipamento que conecta um chip de alguma operadora com sua central telefônica e permitir que qualquer ramal possa acessá-la para ligar para um telefone celular, é gerado uma enorme redução nas contas telefônicas.
Dependendo do modelo, é possível até ativar SIM cards de várias operadoras e na hora da chamada realizar a consulta de portabilidade para reduzir ainda mais os gastos.
Como funciona a interface celular?
Existem duas formas de conectar a interface celular com o sistema de telefonia:
- Através de troncos analógicos
- Por conexão IP
Isso vai depender do modelo da sua central de telefonia.
Muitas empresas utilizam PABX analógico, digital ou híbrido. Porém, o funcionamento é basicamente o mesmo para esses tipos ou com PABX IP e outras soluções para Call Center.
Apenas no PABX virtual a interface não é utilizada, nem necessária, pois com a tecnologia VoIP todas as chamadas possuem valores muito baixos e não somente ligações para celular, o que gera maior economia nas contas.
Com uma interface celular instalada, na maioria das centrais telefônicas, é possível configurar uma função que chamamos de rota de menor custo.
Desta maneira, sempre que o usuário fizer uma ligação para celular, o PABX identifica automaticamente e faz o roteamento necessário para que a ligação seja completada pela interface celular e não pela linha fixa.
Conheça algumas das características mais comuns em interface celular
A maioria das interfaces de celular possuem características parecidas.
Todas elas foram desenvolvidas para otimizar a operação e ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos.
Fidelização de operadora
Essa função permite inserir o código DDD da operadora de telefonia móvel fornecedora do chip.
Chamadas DDD (longa distância) são mais baratas quando utilizado o DDD da mesma operadora. Isso diminuirá os gastos com telefonia.
Identificação de chamadas
Função interessante para empresas que utilizarem a interface também para receber ligações.
Saber quem está ligando pode ajudar a empresa a proporcionar um melhor atendimento ao cliente e até mesmo recusar chamadas indesejadas.
Call back
Com essa função ativada, sempre que a interface recebe uma ligação de algum dos telefones cadastrados, a chamada não é atendida. Em seguida, a interface retorna para esse telefone.
E porque essa função é interessante?
Em muitos casos, as operadoras têm planos corporativos onde alguns chips têm uma minutagem maior para fazer ligações.
Então, em vez do seu colaborador externo pagar pela ligação do celular dele, a interface desliga e retorna, consumindo sua própria minutagem.
Blacklist
O próprio nome já é bem sugestivo.
Essa função bloqueia ligações de saída ou entrada para números cadastrados na lista.
Sabe aquelas chamadas insuportáveis de telemarketing das próprias operadoras? Você pode bloqueá-la.
Senha para programação
Um recurso indispensável para segurança.
Ele restringe o acesso à interface somente para pessoas autorizadas a realizarem manutenções e configurações quando necessário.
Ocultar ID
Se você não quer que os clientes identifiquem o número da sua interface celular, essa função deve ser ativada.
Esse recurso é muito utilizado por empresas que não querem receber chamadas dos clientes na interface celular.
Mesmo com essa função ativada, pessoas que souberem o número da interface, como um colaborador da empresa por exemplo, podem ligar que a ligação será recebida normalmente.
Porém, o mais comum no dia a dia das empresas, é utilizar a interface somente para ligações de saída, evitando congestionar a rota de celular com chamadas recebidas.
Tempo de ligação programável
Mais um recurso que pode ajudar ainda mais na redução dos custos.
É possível configurar um tempo máximo que uma chamada fica em curso. Por exemplo, quando a ligação chegar em 3 minutos, a interface celular derruba automaticamente.
Esse também é um recurso da maioria das centrais telefônicas, muito importante para empresas que possuem funcionários que abusam do uso dos telefones.
Vantagens da interface celular
Uma das maiores ou a maior vantagem em utilizar uma interface celular é a economia que ela vai gerar nas suas contas telefônicas.
E não se preocupe com a operação, com a maioria das centrais telefônicas existentes é possível deixar a utilização de forma transparente.
Ou seja, se seus colaboradores utilizam o código 0 (zero), 9 (nove) ou qualquer outro para pegar linha e fazer uma ligação externa, tudo permanecerá da mesma forma.
O trabalho é todo feito de forma automática por um bom sistema de telefonia, reduzindo as chances de erro humano. Ligações para celular sempre serão completadas pela interface celular.
E então, ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo.
E se quiser, veja agora mesmo mais dicas de como reduzir custos em telefonia.
Empresa especialista em ajudar outras empresas a otimizar o atendimento ao cliente, reduzir custos e aumentar as vendas. Soluções em Contact Center, PABX e Cabeamento Estruturado.