Por que as melhores empresas amam o gravador de ligações?
Não é a toa que o gravador de ligações se tornou indispensável na rotina das empresas que se destacam no mercado. Adotar ferramentas inovadoras e modernas é fundamental para melhorar a experiência do cliente e deixar a concorrência para trás.
Diante disso, vamos mostrar como a simples utilização de um gravador de chamadas em um sistema PABX pode tornar seu negócio mais eficiente e consequentemente aumentar seus lucros. Confira!
Como funciona um gravador de ligações?
Antes de descobrir por que o gravador de ligações é tão importante no dia a dia das empresas modernas, é preciso entender como essa tecnologia funciona.
O processo de gravação das ligações nos ramais é simples e feito de forma automática pela solução escolhida pela empresa, exceto em casos onde a companhia permite que o usuário grave somente conversas aleatórias que julgue necessárias.
Embora gravar chamadas seja uma prática comum das empresas apenas para melhorar processos como o atendimento, por exemplo, é essencial que o cliente na outra ponta da conversa seja informado de que a ligação está sendo gravada.
Esta informação pode ser feita tanto pelo atendente no início da conversação como de forma automática pelo sistema PABX. Desta forma, você evita a quebra de privacidade e possíveis problemas jurídicos.
Quanto ao armazenamento das chamadas, ele pode ser feito em um servidor local ou na nuvem, a depender da solução e tipo de sistema PABX da empresa.
Além de ajudar a obter melhores resultados, vale ressaltar também que essa ferramenta tem como objetivo a segurança e proteção das duas partes, companhia e clientes.
Portanto, as conversas gravadas podem ser obtidas tanto pela organização quanto pelo cliente, caso ele faça a solicitação do arquivo de áudio.
Conheça as vantagens do gravador de ligações no PABX
Além de melhorar a experiência do cliente e fazer a empresa se destacar frente aos concorrentes, existe ainda outras vantagens para a utilização de um gravador de ligações.
Veja agora todas elas:
Melhora o processo de atendimento ao cliente
Realizar um bom atendimento ao cliente sempre foi um diferencial das empresas de maior sucesso.
No entanto, nos dias atuais isso se faz ainda mais necessário, pois o avanço tecnológico e popularização das redes sociais permite que a imagem da empresa seja facilmente manchada diante de um péssimo atendimento.
Para que nada disso aconteça, o gravador de ligações te ajuda a monitorar seus atendentes e descobrir se o trabalho deles está sendo bem executado.
Portanto, analisar as conversas gravadas é uma forma de compreender se os problemas dos clientes estão sendo resolvidos e caso não estejam, implantar melhorias para eliminar essa falha.
Dentre as melhorias que podem ser feitas em um processo de atendimento ao cliente, podemos destacar a diminuição no tempo das ligações e consequentemente o aumento da produtividade.
Aumenta a eficiência dos vendedores (e os lucros)
As empresas com melhor desempenho na área de vendas, seja no processo comercial completo ou apenas parte dele como a prospecção por telefone, por exemplo, utilizam o gravador de ligações como grande aliado.
Através desta ferramenta vendedores consultam suas próprias ligações comerciais e de colegas, identificam o que está ou não funcionando e conseguem aperfeiçoar o discurso de vendas.
Outra forma de aumentar os negócios da empresa é a realização de coaching pelos gestores.
Parte desta atividade é analisar ligações de vendas e ajudar os vendedores a extrair o máximo de aprendizado para que possam melhorar suas técnicas e conquistarem melhores resultados.
Parte desta atividade é analisar ligações gravadas dos vendedores e ajudá-los a extrair o máximo de aprendizado para que possam melhorar suas técnicas e conquistarem melhores resultados.
Reduz custos na conta telefônica
Um grande problema em muitas empresas é o excesso de ligações particulares, algo que além de deixar os custos das contas telefônicas altos, prejudica as atividades profissionais de quem pratica.
Isso não significa que a empresa precisa ser completamente rígida e proibir ligações pessoais, afinal, sabemos que existem situações urgentes em que o uso se faz necessário.
No entanto, quando a situação se torna frequente e prejudicial é preciso tomar algumas atitudes a fim de resolver o problema.
Sendo assim, a simples mensagem aos funcionários de que o gravador de ligações está ativo e todas as chamadas são gravadas, tende a inibir quem tem o vício de utilizar os telefones da empresa para assuntos pessoais.
Só não esqueça que do mesmo modo que é preciso comunicar os clientes sobre a gravação, os funcionários também precisam ser avisados para evitar problemas legais.
Amplia a confiabilidade dos clientes
Você já passou por problemas com qualquer empresa onde o combinado não foi cumprido, seja na compra de algum produto ou contratação de um serviço?
Talvez não, mas tenha certeza que muitos consumidores enfrentam essa situação diariamente. Com isso, desenvolvem o hábito da desconfiança e tornam qualquer negociação com eles mais difícil.
Inclusive, optam por fazer negócios com empresas que passam maior confiabilidade a fim de evitar estresse no futuro.
Problemas assim são bem frequentes em operações de call center que costumam prestar serviços de cobrança, venda de pacotes de TV, cartões de crédito, entre outros.
No entanto, sabendo que a qualquer momento é possível obter o áudio da conversa e se proteger judicialmente, o consumidor fica mais tranquilo para aceitar o que está sendo oferecido.
Exatamente por isso, empresas que utilizam o gravador de ligações transmitem maior segurança e transparência e levam vantagem perante seus concorrentes.
Protege a empresa em processos jurídicos
Por fim, cabe frisar que assim como o gravador de chamadas transmite maior segurança para o cliente, o contrário também acontece.
Portanto, gravar conversas é uma forma de proteger a companhia também.
Isso porque uma hora ou outra sua empresa pode ser processada por algum cliente e ter as conversas armazenadas pode ser de grande utilidade no processo.
Com isso, se a organização tiver agido de forma correta e for processada indevidamente, será bem mais fácil conseguir provas para se defender e consequentemente economizar um bom dinheiro que geralmente é gasto em batalhas judiciais.
Agora ficou claro perceber por que os gravadores de ligações fazem tanto sucesso nas empresas, não é mesmo?
Além de contribuir para melhorar o processo de atendimento e reduzir custos, permite a empresa se resguardar em situações legais e transmite maior confiabilidade aos clientes, o que ajuda a conseguir mais vendas.
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