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O relacionamento com o cliente é fator determinante para o sucesso ou fracasso da empresa

5 atitudes que podem prejudicar seu relacionamento com o cliente. Será que alguma delas está presente no dia a dia da sua empresa?

Um bom relacionamento com o cliente certamente colocará sua empresa em outro nível. Por outro lado, falhar nessa questão, pode ser um prejuízo e tanto.

 

Algumas atitudes aparentemente inofensivas e que costumam passar despercebidas pela maioria das pessoas que agem assim, são um forte indício de um futuro difícil.

Sabemos que atualmente a concorrência em praticamente todos as áreas está muito acirrada. Mais do que nunca, é preciso encontrar maneiras para se destacar e deixar os concorrentes para trás.

Mesmo assim, diante de concorrentes fortíssimos e de toda a facilidade que o cliente tem de acesso a informação, muitas empresas ainda não se preocupam com o que ele pensa.

E não se preocupar com o que o cliente pensa é uma das melhores maneiras de perdê-lo. Seu concorrente agradece imensamente por essa tua falha.

Neste post você vai descobrir 5 atitudes que podem contribuir para prejudicar seu relacionamento com o cliente e afetar negativamente a imagem da sua empresa.

Vamos lá?

 

Não investir em treinamento dos colaboradores

O que você acha? Não investir em treinamento dos colaboradores pode ajudar ou prejudicar a empresa?

Acredito que como a maioria das pessoas, você respondeu que pode prejudicar.

Isso acontece, porque na maioria dos cenários, os colaboradores estão na linha de frente. Eles são o cartão de visita da sua empresa.

Qualquer cliente que for mal atendido, possivelmente encontrará uma outra empresa que o atenda bem. Isso é inevitável.

Um vendedor que não conheça bem seus produtos, que não conheça técnicas de negociação, que não saiba se relacionar com o cliente e não entenda o que ele precisa, pode ajudar ou prejudicar a empresa?

Tenho certeza que você respondeu o mesmo que a maioria responderia.

Ficou claro? Não investir no treinamento da sua equipe pode contribuir muito para prejudicar seu relacionamento com os clientes.

 

Focar somente em “tomar” o dinheiro do cliente

Provavelmente você já se deparou com empresas cujo o maior objetivo é tomar o dinheiro do cliente. Talvez até tenha ou já teve algum fornecedor com essa característica.

São empresas que não se importam em vender produtos ou serviços que não sejam a solução que o cliente precise.

Um cliente decepcionado, vai continuar sendo cliente da empresa?

Saber o que o cliente precisa e ajudá-lo a conseguir resolver um problema, é a melhor maneira de deixá-lo satisfeito.

Agindo assim, você conquistará o dinheiro dele e mais do que isso, a confiança. Um cliente satisfeito, além de ser um cliente fiel, ainda fará propaganda gratuita da sua empresa.

Toda vez que se pegar pensando no dinheiro do seu cliente, lembre-se disso. E lembre-se também que é mais barato manter um cliente fiel do que conquistar novos clientes.

 

Vender e não entregar

Sua empresa é daquelas que quando está conquistando o cliente promete mundos e fundos, mas depois que conquista não entrega o prometido?

Muito bem. Está no caminho certo para perder clientes, prejudicar a imagem da empresa e quem sabe, num futuro bem próximo, até deixar de existir.

E não estou falando do produto ou serviço em si, mas sim do valor que o cliente enxergou nele durante a negociação.

A decepção do cliente quando percebe que foi “enganado”, quase sempre é um caminho sem volta.

 

Não se preocupar com os problemas dos clientes

Grande parte das empresas, ainda acreditam que uma venda acaba quando o produto é entregue ao cliente.

Elas não se preocupam se o produto foi entregue corretamente ou se o cliente está satisfeito e agem como se isso fosse fazer mais do que a obrigação.

Fazer uma venda é importante, mas acompanhar um cliente no pós-venda e se certificar que ele está satisfeito, é ainda mais.

O cliente enxergará sua empresa como uma parceira que poderá contar sempre que precisar.

 

Fugir de tecnologias

Encarar as tecnologias como algo caro e completamente fora da realidade da sua empresa, acaba prejudicando bastante seu negócio.

Nos dias de hoje, com diversas opções de ferramentas tecnológicas que ajudam a melhorar o atendimento ao cliente, uma ou algumas delas com certeza cabem no seu negócio.

Algumas dessas ferramentas, como um software CRM e uma boa solução de telefonia, são extremamente importantes.

Software CRM

Essa ferramenta vai ajudar sua empresa a entender melhor o comportamento do cliente, atendê-los de maneira mais assertiva e conseguir mais vendas.

Vai ajudar o trabalho da sua equipe para entregar o que o cliente realmente deseja e no momento certo.

Uma ferramenta que potencializa suas vendas, não é custo, é investimento.

Solução telefônica de qualidade

Uma central telefônica de qualidade com uma boa infraestrutura de cabeamento, possibilita um atendimento telefônico eficiente e agrega muitos benefícios para a empresa.

Ela permite que seus colaboradores conversem com clientes e tenham qualidade nas ligações, sem ruídos, sem volume baixo ou qualquer coisa que prejudique a comunicação.

Possui recursos como gravação, atendimento digital, interface celular, tarifador, monitoramento e outros, que ajudam a melhorar a operação da empresa e reduzir custos em telefonia.

Somente esses benefícios já são motivos suficientes para você reavaliar seu sistema e potencializar sua comunicação telefônica.

 

Conclusão

Vimos que ter um bom relacionamento com o cliente é extremamente importante para o sucesso da empresa. Mas algumas atitudes podem prejudicar muito seu negócio:

  • Não investir no treinamento dos seus colaboradores
  • Focar somente no dinheiro do seu cliente
  • Fugir de tecnologias que otimizam a operação

Esse é um problema que atinge muitas empresas. Porém, agora você já conhece algumas dicas que podem te ajudar.

  • Se importe com seus clientes, afinal, o sucesso da sua empresa depende do sucesso deles.
  • Entregue o que foi prometido, tenha um pós-venda eficiente e ajude sempre seus clientes a resolverem problemas.
  • Invista no que pode ajudar sua empresa a melhorar o relacionamento com o cliente. Um bom CRM, uma solução telefônica de qualidade, além de treinamento dos seus colaboradores, são ótimas maneiras de conseguir isso.

Então, se você não está adotando medidas para conseguir mais clientes e clientes satisfeitos, evitar perder clientes, melhorar a imagem da empresa e aumentar o faturamento, é hora de repensar suas atitudes.

O futuro da sua empresa pode ser melhor. Muito melhor.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo que teremos satisfação em responder.