Loading…
Um PABX barato escolhido somente pelo preço, pode sair muito caro.

Por que um PABX barato pode custar muito caro?

O telefone é um importante canal de comunicação com a sua empresa, indispensável no atendimento ao cliente e um grande aliado dos seus vendedores. Um PABX barato escolhido somente pelo preço não deve ser a melhor escolha, não é mesmo?

 

Claro que nem todas as empresas podem investir em uma solução telefônica cara e isso não é problema. Com a evolução da tecnologia, atualmente existem sistemas de telefonia modernos, flexíveis e para todos os tipos e tamanhos de empresas.

Pode ser um PABX analógico, digital, híbrido, IP ou o PABX Virtual, mas optar por um PABX barato, simplesmente pelo preço, tem tudo para trazer arrependimento e desperdício de dinheiro.

Neste post você aprenderá tudo o que deve ser analisado antes de escolher uma solução de telefonia para o seu negócio:

  • Quais as funções de uma boa solução de telefonia
  • 5 recursos que um PABX barato e qualquer outro deve ter
  • Porque o PABX barato pode sair caro

 

O que é PABX

Antes de seguir em frente, é importante deixar bem claro o que é PABX.

O PABX nada mais é do que uma central telefônica. É o equipamento responsável por gerenciar os ramais de uma empresa e organizar a comunicação via telefone entre funcionários, clientes e fornecedores.

 

Funções de uma boa solução de telefonia

Conquistar a satisfação dos clientes e crescer as vendas dia após dia, são dois fatores que se destacam entre as empresas de sucesso.

Junto com ferramentas de vendas como um CRM, por exemplo, uma boa solução de telefonia é essencial para alcançar melhores resultados como:

Qualidade no atendimento ao cliente

Antes de qualquer coisa, para um bom atendimento é necessário que os colaboradores sejam bem treinados e tenham disposição em conquistar a satisfação dos clientes.

Partindo desse ponto, até mesmo uma central telefônica sem muitos recursos, independente de ser ou não um PABX barato e desde que atenda pelo menos os requisitos básicos como garantir a qualidade da conversação, pode ajudar nessa missão.

Mas não podemos negar que alguns recursos – que veremos mais adiante – capazes de agilizar o atendimento e otimizar a operação, fazem toda a diferença quando o assunto é qualidade no atendimento ao cliente.

Redução de custos com telefonia

O Brasil tem uma das telefonias mais caras do mundo e isso não é novidade.

Existem algumas possibilidades como fazer análise e adequação dos planos contratados ou instalação de interface celular e ambos os casos geram alguma economia nas contas telefônicas.

Porém, quando o assunto é redução de custos, a maneira mais eficiente é a utilização da telefonia VoIP, utilizada em aplicativos como o WhatsApp.

Um bom sistema de telefonia baseado nessa tecnologia, além de fornecer inúmeros recursos, pode reduzir custos com telefonia em até 70%.

Aumento das vendas

O telefone é a principal ferramenta de todo profissional de vendas, certo?

Além da qualidade da telefonia para manter uma boa comunicação entre vendedores e clientes, algumas ferramentas que veremos a seguir tornam as atividades dos vendedores mais eficientes e consistentes.

 

5 recursos que um PABX barato ou qualquer outro deve ter

Seja um PABX barato ou caro, físico ou virtual, alguns recursos são fundamentais em um bom sistema de telefonia:

URA (Atendimento Eletrônico)

Um menu de atendimento eletrônico com opções numéricas (URA) agiliza o atendimento, pois permite que o cliente seja rapidamente direcionado ao setor o qual deseja falar.

Integrado a outros sistemas, algumas situações podem até ser resolvidas sem qualquer intervenção humana.

Mobilidade

Pensar no bem estar dos colaboradores de forma que eles tenham melhor qualidade de vida faz parte do dia a dia das melhores empresas para se trabalhar.

Dentre tantos incentivos um deles é a opção de home office, prática que tem se tronado comum e permite que parte (ou 100%) do trabalho seja realizado fora da empresa.

Porém, é preciso garantir que mesmo à distância as atividades serão executadas e por isso o uso de ferramentas tecnológicas, como um bom sistema de telefonia que permite a conexão de ramais em smartphones, computadores ou telefones IP em qualquer lugar com acesso à internet se tornam peças fundamentais.

Controle da operação

Como vimos, contribuir para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar as vendas são funções de um sistema de telefonia moderno.

A coleta de informações como o tempo médio de atendimento, tempo médio de espera, quantidade de chamadas de saída por ramal, chamadas atendidas e chamadas não atendidas contribui para a tomada de decisões mais assertivas.

Por exemplo, saber o tempo médio de atendimento e espera e quantas chamadas são recebidas em média por dia, ajuda a entender a operação de atendimento e promover mudanças baseadas em dados reais, como o aumento ou diminuição de atendentes para garantir melhores resultados.

Já o relatório de quantidade de chamadas realizadas permite enxergar se o time de vendas está realizando o esforço necessário para garantir que as metas sejam batidas.

Gravador de chamadas

O gravador de chamadas telefônicas é mais uma ferramenta essencial em qualquer bom sistema de telefonia.

Gestores de operação de atendimento e vendas utilizam as gravações para analisar e treinar os colaboradores e garantir a evolução da equipe.

Flexível e escalável

Toda empresa nasce para ter sucesso e crescer, não é mesmo?

Vale a pena comprar um PABX barato analisando somente o preço e ficar preso à falta de recursos e limitações de expansão?

Já imaginou ter que investir em uma nova central telefônica devido ao crescimento do negócio e necessidade de novos ramais, por exemplo?

Um bom sistema de telefonia, entre tantos outros benefícios que vimos, permite a ampliação ou redução de ramais de forma simples e rápida, de acordo com a necessidade e o momento da empresa.

 

O PABX barato pode sair (muito) caro

Você já deve ter escutado aquele ditado que o barato sai caro, mas nunca é demais lembrar.

No entanto, o problema nesse caso não é o preço - barato ou caro - que deve ser levado em consideração ao escolher uma boa solução de telefonia, mas sim os recursos que ela proporciona para que a empresa atinja seus objetivos.

Por isso, neste artigo mostramos os papéis que um bom sistema telefônico deve cumprir, como contribuir para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar as vendas, papéis determinantes para o sucesso de todo negócio.

Alcançá-los é mais fácil com a ajuda de ferramentas específicas como as que permitem, por exemplo, coletar relatórios detalhados da operação, realizar o atendimento eletrônico e a gravar as ligações.

Bom, agora você já sabe tudo o que deve ser levado em conta na hora de escolher um bom sistema de telefonia para o seu negócio.

Aproveite para conferir os recursos e vantagens da Telefonia na Nuvem.

Caso tenha ficado mais alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo ou converse sem compromisso com um consultor.

 

Testar PABX Virtual Grátis