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O VoIP é forma moderna e econoica de se comunicar com clientes

Você sabe o que é e como funciona a tecnologia VoIP?

Um sistema de telefonia moderno, flexível e econômico faz a diferença em qualquer negócio. E o que a tecnologia VoIP, utilizada por aplicativos como WhatsApp e Skype, tem a ver com isso?

 

Se você é fã de tecnologia ou simplesmente necessita de meios de comunicação mais eficientes, provavelmente a telefonia VoIP já faz parte do seu dia a dia sem que você tenha se dado conta.

Por mais fácil que seja a troca de mensagens instantâneas, por alguma outra necessidade, pode ser que você já tenha realizado chamadas de voz pelo WhatsApp ou Messenger, certo?

Pois bem, é o VoIP ajudando a tornar sua comunicação prática, rápida e econômica. A tecnologia está tão presente em nossas vidas que muitas vezes nem nos damos conta.

No mundo corporativo, onde empresas navegam constantemente em busca de inovação para atingirem os resultados fora da curva, sistemas de telefonia modernos como o PABX Virtual se tornaram indispensáveis.

Não só pela economia gerada, mas por tantos outros benefícios que veremos mais à frente.

Neste post, você aprenderá:

  • O que é VoIP
  • Como funciona o VoIP
  • VoIP pode ser usado por qualquer empresa?
  • Porque utilizar a tecnologia VoIP
  • Recursos de sistemas de telefonia baseados na tecnologia VoIP

 

O que é VoIP?

VoIP, Voice over Internet Protocolo ou Voz sobre Protocolo de Internet, se traduzido para português, é o nome dado à tecnologia capaz de transmitir voz sobre IP. Ou seja, ela permite que ligações telefônicas sejam realizadas através de uma conexão de internet.

 

Como funciona o VoIP?

De uma maneira mais simples de entender, são sinais de áudio analógicos convertidos em pacotes de dados e transmitidos através de conexão de internet.

Ao chegar ao destinatário, o software faz o processo inverso, ou seja, converte os pacotes de dados em sinais de áudio de forma que seja possível transmitir a mensagem.

 

A tecnologia VoIP pode ser utilizada por qualquer empresa?

Sim e não é a resposta mais adequada para essa pergunta. Agora ficou confuso, certo? Mas calma que logo você irá entender.

Estamos vivendo um momento de avanço tecnológico em muitos negócios e na telefonia não é diferente.

Qualquer tipo de negócio que busque uma solução diferenciada, com recursos para atingir melhores resultados, pode (e deve) utilizar.

Mas, infelizmente, nem todas as empresas podem aproveitar a economia e todos os outros benefícios da telefonia VoIP.

Uma boa solução de cabeamento e um link de internet de qualidade são fundamentais e suficientes para o sucesso no uso da tecnologia VoIP.

Qualquer necessidade com o cabeamento, até mesmo a instalação de um cabeamento de rede profissional, pode ser resolvida mais rapidamente por uma empresa especializada.

Já o link de internet, que dependemos exclusivamente das operadoras, em algumas regiões não possui viabilidade técnica.

A falta de uma infraestrutura minimamente adequada é o principal fator pelo qual empresas continuam com sistemas de telefonia antigos, sem recursos e que demandam custos maiores com manutenção.

 

Recursos de sistemas de telefonia baseados na tecnologia VoIP

Uma solução de telefonia, independente de ser um PABX físico ou PABX na Nuvem, deve possuir alguns recursos para melhorar a operação.

URA

A URA é um atendimento inicial eletrônico com opções numéricas para o cliente navegar e falar mais rapidamente com o setor que deseja.

Um recurso simples, que torna o processo de atendimento mais eficiente e consequentemente, aumenta a satisfação do cliente.

Afinal, ninguém quer perder tempo aguardando para ser atendido, não é mesmo?

Integrações com outros sistemas

Integrações com outros sistemas, como o CRM, por exemplo, podem tornar sua operação ainda melhor e mais eficiente.

Um sistema integrado com a URA, que vimos anteriormente, permite que o cliente resolva alguns problemas mais simples sem a necessidade de intervenção humana.

Consultas e operações bancárias são ótimos exemplos. Você faz transferência e consulta informações como saldo, por exemplo, através do teclado do telefone.

Relatórios gerenciais

Uma operação eficiente, precisa ter métricas bem definidas e ferramentas para acompanha-las.

Informações como quantidade de chamadas de saída por ramal, chamadas atendidas, chamadas não atendidas, são facilmente coletadas e servem como base para que decisões importantes sejam tomadas com mais assertividade.

Gravador de Chamadas

O gravador de chamadas é peça fundamental nas equipes de atendimento e vendas das empresas com melhores resultados.

Através do monitoramento do atendimento, é possível realizar mudanças para melhorar a satisfação dos clientes, além de permitir medir o desempenho dos atendentes e ajuda-los a performar melhor.

No departamento de vendas, as gravações podem ser utilizadas para melhorar o processo comercial, treinar novos vendedores e conquistar mais negócios.

 

Por que eu deveria utilizar a telefonia VoIP na minha empresa?

Essa é uma pergunta interessante, afinal, investir em soluções que não trazem benefícios é perder tempo e dinheiro.

Grandes gestores estão sempre pensando em como chegar mais longe e buscando maneiras de ajudar suas empresas a conquistar melhores resultados.

Pensando nisso, agora vamos mostrar alguns benefícios da telefonia VoIP:

Menor investimento

Com uma solução de PABX Virtual, que é completamente baseada na tecnologia de voz sobre IP, não é necessário comprar uma central telefônica, o que torna o investimento bem menor.

Sem um PABX físico, não é necessário um espaço adequado para acomodar o equipamento, nem um técnico no local para fazer a instalação.

São essas coisas que muitas vezes passam despercebidas e no final das contas, colocando na ponta do lápis, geram um custo alto e desnecessário.

Mobilidade

Com a tecnologia VoIP na telefonia virtual, os ramais podem ser conectados em computadores, smartphones e telefones IP.

Qualquer um desses dispositivos pode ser utilizado em qualquer lugar com acesso à internet e não somente dentro do escritório, o que torna a solução bastante flexível.

Colaboradores que trabalham em home office ou viajam para atender clientes e conquistar mais negócios, podem ficar conectados à todos os outros ramais da empresa de forma simples.

Economia na conta telefônica

Como você já deve saber, o Brasil tem uma das telefonias mais caras do mundo. Isso está comprovado em um estudo realizado pela União Internacional de Telecomunicações.

A situação é bem crítica, e de maneira geral, o Brasil ocupa a 90ª posição entre os 166 países avaliados no que se refere ao custo da telefonia.

Então, que tal uma solução de telefonia moderna que gere uma economia de até 70% nas suas contas telefônicas, além de todos os outros benefícios que você conheceu até aqui?

 

Conclusão

Agora você já sabe o que é VoIP e que sistemas de telefonia modernos são baseados nessa tecnologia.

Exceto por falta de infraestrutura adequada, especialmente em regiões sem link de internet de qualidade, todas as empresas podem se beneficiar dessa tecnologia que possui diversos recursos e grandes benefícios, como:

  • Baixo investimento
  • Redução de custos com telefonia
  • Atendimento eletrônico
  • Integração com outros sistemas
  • Relatórios gerenciais completos e detalhados
  • Gravador de ligações telefônicas

E então, ficou alguma dúvida? Deixe na sessão de comentários abaixo.