Loading…
Exemplos de mulheres empreendedoras

6 histórias de mulheres empreendedoras para você se inspirar

Luiza, Linda, Heloísa, Leila, Paola, Sônia e Chieko. 7 mulheres empreendedoras e 6 histórias maravilhosas de empreendedorismo feminino para você se inspirar.

 

Empreender não é uma tarefa fácil, longe disso.

Quando falamos em empreendedorismo feminino fica ainda mais complicado, pois as mulheres empreendedoras precisam lutar por mais espaço em um ambiente dominado pelos homens.

Outro ponto de dificuldade é o fato de que, muitas vezes, elas precisam ainda conciliar a vida profissional com as responsabilidades relacionadas à família.

Não podemos negar que tivemos uma boa evolução e vemos com mais frequência mulheres ocupando posições de destaque, mas ainda temos muito que melhorar.

Diante desse cenário, as 6 histórias que você vai conhecer agora é para se orgulhar e se inspirar ainda mais.

 

Exemplos de sucesso de mulheres empreendedoras

Antes de contar as histórias dessas grandes mulheres, quer boas notícias?

Então vamos lá!

De acordo com o Sebrae, em 10 anos o aumento do número de mulheres empreendedoras mais que dobrou em relação aos homens. São 16% delas contra 7% deles.

Quer mais?

O Sebrae aponta ainda que, entre 2002 e 2008, a proporção de mulheres que abriu um negócio por oportunidade aumentou de 38% para 69% e que no caso de empreendedores novos, com até 3,5 anos, entre 2012 e 2015, as mulheres superaram os homens.

Agora chega de papo e vamos conhecer as histórias inspiradoras dessas mulheres que fizeram e fazem a diferença no mundo dos negócios.

 

Luiza Helena Trajano

Vamos abrir a lista contando um pouco de uma história de empreendedorismo feminino já bastante conhecida no Brasil.

Nascida e criada no interior de São Paulo, em Franca, Luiza Helena Trajano é uma das responsáveis pelo crescimento de uma das maiores redes de varejo do Brasil, o Magazine Luiza.

A loja foi fundada pelos seus tios nos anos 50, mas foi sob seu comando que ganhou o país e se tornou essa gigante com mais de 700 lojas em 16 estados, além de ser a rede pioneira em vendas pela internet.

Sua trajetória começou aos 12 anos quando cuidava do balcão da loja durante suas férias escolares. Aos 18 entrou oficialmente para a empresa e passou por todas as áreas até assumir a presidência.

Hoje, reconhecida como uma das mulheres empreendedoras de maior sucesso no Brasil, ela é também uma incentivadora do empreendedorismo e defensora assídua da maior participação de mulheres no comando de empresas.

Em uma de suas frases mais conhecidas, utilizadas para inspirar pessoas em eventos que participa, ela diz:

“Primeiro faça o necessário, depois faça o impossível e, de repente você vai perceber que pode fazer o impossível. “

Com patrimônio avaliado em mais de 1 bilhão de reais, está aí a prova de que, além do reconhecimento profissional, seu esforço lhe rendeu também excelentes ganhos financeiros.

 

Linda Rottenberg

Linda Rottenberg é co-fundadora da Endeavor, uma instituição de apoio ao empreendedorismo de alto impacto que está presente em diversos países pelo mundo. 

Eleita uma das 100 mulheres empreendedoras mais inovadoras do século 21 pela revista Time, ela é também autora do livro “Crazy Is a Compliment: The Power of Zigging When Everyone Else Zags” que se tornou best-seller pelo New York Times.

Mas tudo poderia ter sido diferente se Linda, formada em Direito pela universidade de Yalle, tivesse seguido carreira como advogada. Acontece que essa não foi sua vontade.

Foi então na década de 90 em uma viagem que fez à América Latina que tudo começou. Em conversa com um taxista, Linda percebeu que não existia palavra que significasse empreendedorismo em espanhol e português.

Ao retornar para casa, decidiu que iria ajudar a encontrar empreendedores em mercados emergentes e ajuda-los a contar sua história para inspirar outros e daí nasceu a Endeavor.

Algum tempo depois, ela viveu um dos melhores momentos de sua carreira ao receber uma ligação telefônica do editor de um dicionário brasileiro contando que, por conta em parte de seu trabalho com a Endeavor, as palavras “empreendedor” e “empreendedorismo” se tornariam parte da língua portuguesa.

 

Zica Assis e Leila Velez

Heloísa Assis, mais conhecida como Zica Assis é do Rio de Janeiro e vem uma família humilde de 12 irmãos. Começou a trabalhar aos 9 anos e já foi babá, faxineira e empregada doméstica.

Leila Velez iniciou sua carreira aos 14 anos no McDonald´s e aos 16 se tornou uma das gerentes mais novas da Rede.

Juntas, em 1993, essas mulheres empreendedoras criaram o Beleza Natural, primeiro instituto exclusivo para cabelos crespos e ondulados do Brasil.

Tudo começou quando Zica, que não queria alisar seu cabelo, fez vários experimentos e criou uma fórmula Super Relaxante que deixava seu cabelo como sempre quis.

Surgiu então o interesse das amigas que, vendo o ótimo resultado, também queriam seus cabelos soltos e brilhantes e foi assim que ela percebeu a oportunidade de negócio.

Com a ajuda e experiência que Leila adquiriu no McDonald´s, criaram um processo inovador para tornar o atendimento mais ágil e começaram a crescer.

Hoje, a rede atende mais de 130 mil clientes por mês e tem cerca de 3.000 colaboradores em 40 unidades de negócios em cinco estados brasileiros.

 

Paola Carosella

Nascida na Argentina, vinda de uma família de imigrantes italianos, ainda pequena se encantou com as comidas preparadas pela avó e decidiu que queria cozinhar tão bem quanto ela.

Iniciou sua carreira trabalhando em restaurantes na Argentina, França e Estados Unidos, mas foi no Brasil, em São Paulo, que se tornou uma das mulheres empreendedoras de sucesso.

Em 2001 abriu o restaurante Figueira Rubaya e em 2003 o Julia Cocina, que lhe rendeu muitas dores, aprendizados e vários prêmios.

No ano de 2008 abriu o Arturito que foi um sucesso, mas não era como ela queria. Por ter outros 7 sócios na Argentina e ser a única a tocar o negócio em São Paulo, as coisa foram ficando complicadas.

Responsável por resolver todos os problemas, acabou se distanciando do que a amava, a cozinha. Aos 40 anos e com uma filha de 2, um péssimo relacionamento, ela acabou tomando uma importante decisão.

“Precisava de alguém que fizesse da sua arte um negócio”.

Foi quando conheceu Benny e desse encontro nasceu uma parceria para a vida. Juntos comandam o Arturito e o La Guapa, uma loja de empanadas.

Em sua apresentação para o Day 1 da Endeavor, ela afirma: “Minha riqueza vem de olhar para trás e saber que eu sonhei alguma coisa, que consegui fazer, e de olhar para frente e saber que esses sonhos que eu tenho não têm limite e que eu não vou parar”.

 

Sônia Hess

Essa história começou no interior de Santa Catarina, onde seu Duda e dona Lina mantinham uma pequena venda para poderem sustentar seus 16 filhos.

Em uma das visitas a São Paulo para comprar materiais para abastecer o estoque, seu Duda exagerou e comprou mais do que deveria de um tecido.

Surge então o espírito empreendedor de dona Lina e com a junção dos nomes do casal, nasce a fábrica de camisas Dudalina.

Sonia Hess trabalhou em outras empresas enquanto seus irmãos atuavam na empresa da família, e após morar em São Paulo e enxergar uma oportunidade para expandir os negócios, resolveu voltar para a Dudalina.

Em 2003 quando um dos irmãos decidiu largar a presidência, todos os outros decidiram que ela era a mais indicada para assumir a função. O detalhe é que apenas Sônia não se sentia preparada, mas aceitou o desafio.

A Dudalina então cresceu e teve seu auge em 2012, ano que começaram as negociações de venda da empresa que se concretizaram no ano seguinte.

Em apresentação também para o Day 1 da Endeavor, Sônia contou sua trajetória e afirmou: “Ser mulher atrapalha? Não, o que importa é o espirito empreendedor”.

 

Chieko Aoki

Nascida no Japão e naturalizada brasileira, Chieko Aoki acumula experiência profissional no Brasil, Estados Unidos, Ásia e Europa.

Sua carreira em hotelaria começou no ano de 1982 como diretora de marketing e vendas do Caesar Park São Paulo, onde se tornou presidente poucos anos depois.

Em 1992 fundou sua empresa, a Caesar Towers, que em 1997 assumiu a bandeira Blue Tree Hotels.

A rede possui as marcas Blue Tree Park, Blue Tree Premium e Blue Tree Towers. Está presente em várias cidades brasileiras, operando tanto em hotéis voltados para viagens de negócios quanto em viagens de lazer.

Sra. Aoki, como é chamada por funcionários da rede e empresários, é conhecida no Brasil como a “dama da hotelaria”. Com sua experiência inspira mulheres empreendedoras e integra o Lide Mulher, um grupo de líderes empresárias.

 

Mulheres empreendedoras fazem a diferença

Viu como essas mulheres criaram grandes negócios, impactaram a economia, geraram empregos e fizeram uma grande diferença em suas próprias vidas e nas vidas de tantas outras pessoas?

Esse é o poder empreendedor. Que mais e mais exemplos de empreendedorismo possam acontecer a cada dia e nos inspirar ainda mais.

Agora que você conheceu as histórias de sucesso dessas mulheres empreendedoras, aproveite também para conferir nossas dicas de vendas e veja como mudar o rumo do seu negócio.