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Central telefônica para empresas

O que é preciso saber antes de comprar uma Central Telefônica?

A Central Telefônica é uma ferramenta essencial no dia a dia de qualquer negócio.  Mas por que ela é tão benéfica para muitas empresas enquanto que para outras é sinônimo de problemas (e prejuízos)?

 

As duas situações estão basicamente relacionadas a duas questões: a sistema PABX escolhido e o fornecedor. Em ambos os casos existem bons e ruins.

Outro ponto importante é que temos diversos modelos e tipos de PABX.

Existe central telefônica analógica, digital, híbrida, IP e virtual, o que torna ainda mais complexa a missão de escolher a melhor solução para cada empresa.

Talvez por esse motivo, muitas empresas sem se dar conta da importância dessa ferramenta, procuram simplesmente por qualquer PABX barato e claro que, independente do preço, essa escolha tem tudo para se transformar em uma grande dor de cabeça.

Por isso, listamos 3 coisas que uma central telefônica de qualquer tipo, marca ou modelo precisa ser capaz de fazer pelas empresas que levam o negócio a sério.

Vamos ver?

 

1. Deixar o atendimento ao cliente mais simples e melhor

Atender bem os clientes não é mais uma opção. Na verdade nunca foi e mesmo assim nem todas as empresas se preocupavam tanto quanto deveriam.

Com o avança da tecnologia e o aumento da concorrência, essa questão ficou mais evidente e passou a ser uma obrigação para qualquer empresa que queira voar mais alto.

A primeira coisa a se fazer é contar com uma equipe bem treinada e focada em deixar os clientes satisfeitos. A segunda é aproveitar bem os as vantagens de recursos tecnológicos.

Menu de Atendimento Digital

Permita que seus clientes acessem rapidamente os setores ou pessoas desejados através de um menu de atendimento digital com opções numéricas e objetivas, sem a necessidade de diversas transferências.

Ninguém mais tem tempo – nem paciência – a perder com atendimentos complexos, muito menos repetir as mesmas coisas para várias pessoas até que alguém finalmente resolva seu problema.

Algo tão simples que vai poupar o tempo de quem está ligando e economizar recursos da empresa.

Relatórios detalhados

Coletar e analisar dados reais é a maneira mais eficiente de otimizar uma operação de atendimento.

Dê poder para que seus gestores possam obter informações como tempo médio de atendimento, tempo médio de espera, quantidade de chamadas atendidas, chamadas perdidas e quaisquer outras que permitam tomar decisões mais assertivas.

Caixa postal com notificação por e-mail

Nem todas as empresas podem se dar ao luxo de ter uma equipe com uma quantidade de atendentes maior do que o necessário.

Porém, uma equipe enxuta pode acabar totalmente ocupada em alguns momentos e fazer com que alguns clientes percam tempo aguardando para ser atendido.

Em situações ainda mais críticas empresas podem perder potenciais clientes por falta de atendimento.

Uma forma de resolver essa questão é permitir que nessas situações os clientes sejam encaminhados para uma caixa postal e possam deixar uma mensagem para que um atendente retorne em breve.

 

2. Contribuir para a redução de custos

Nosso país tem uma das telefonias mais caras do mundo e isso consequentemente prejudica muitos negócios.

Operadoras de telefonia convencionais, seja pela falta de concorrência ou conhecimento de seus clientes, abusam e cobram valores cada vez mais abusivos.

Algumas empresas buscam maneiras mais tradicionais de reduzir custos com telefonia e conseguem obter algum sucesso analisando e buscando planos um pouco melhores.

Porém, quando o assunto é cortar custos telefônicos, um método bastante eficiente é o uso da telefonia VoIP.

 

3. Tornar o processo de vendas mais eficiente

Sem vendas não existe negócio que consiga sobreviver, não é mesmo?

Durante muito tempo o ato de vender foi considerado uma arte. O profissional de vendas bom de lábia tinha muito mais poder e conseguia influenciar uma venda com facilidade.

Hoje, com o acesso muito mais fácil à informação, a forma como os clientes compram mudou bastante e vendas se tornou um processo.

Desde os vendedores mais experientes até os mais novos, todos precisam estar bem treinados e conhecer profundamente as soluções da empresa. E mais do que isso, o treinamento precisa ser contínuo.

Desta forma, o uso de ferramentas que tornam o processo de vendas mais inteligente como o CRM, por exemplo, tornaram-se essenciais para que as habilidades técnicas dos vendedores sejam colocadas em prática.

Gravador de chamadas

Utilizado para o treinamento de novos vendedores e aprimoramento das técnicas de vendas, o gravador de chamadas para PABX é peça fundamental no processo comercial das equipes que batem meta todos os meses.

Através de análise das ligações de vendas os gestores podem dar feedbacks para o desenvolvimento contínuo dos profissionais.

Relatórios de produtividade

Um bom processo de vendas projeta que os vendedores façam uma determinada quantidade de chamadas por dia para garantir as metas sejam batidas no final do mês.

Porém, um dos maiores problemas dos líderes de vendas é garantir que as atividades estão sendo realizadas dentro do planejado. Sem ferramentas adequadas o que resta é confiar somente na palavra do vendedor.

É nesse ponto que a tecnologia faz uma grande diferença e ajuda sua empresa a vender mais.

Relatórios detalhados podem mostrar a quantidade de chamadas efetuadas em cada ramal, informações do número discado, hora da chamada, status e tempo da ligação. Alinhadas ainda ao gravador de chamadas garantem que o processo está sendo bem executado.

 

Central telefônica para empresas de sucesso

Como vimos, o telefone é uma das ferramentas mais importantes em dois departamentos essenciais em toda empresa de sucesso: atendimento ao cliente e vendas.

E não importa a marca nem o modelo da central telefônica. Pode ser física ou virtual e exigir maior ou menor investimento.

Lembre-se apenas de garantir que sua solução de telefonia contribua pelos menos para:

  • Deixar o atendimento ao cliente mais simples e eficiente;
  • Reduzir os custos em telefonia já que temos uma das mais caras do mundo;
  • E tornar o processo de vendas mais eficiente.

Ficou alguma dúvida sobre a central telefônica que não abordamos neste post? Deixe na sessão de comentários abaixo ou converse sem compromisso com um consultor.

Agora você já sabe o mínimo que uma central telefônica precisa fazer para contribuir de verdade com o crescimento do seu negócio.

Aproveite também para entender como funciona o PABX Virtual