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Entenda o momento certo de procurar uma nova central PABX para ajudar sua empresa a crescer.

6 sinais de que sua empresa precisa de uma nova central PABX

Quando uma central PABX para de funcionar é um claro sinal de que talvez seja o momento de trocá-la. Mas existem outros sinais que nem sempre são tão diretos assim.

 

Com a evolução da tecnologia surgiram outros canais de comunicação com clientes e potenciais clientes como chat, sms e redes sociais. Isso é ótimo, afinal, qualquer solução que ajude a melhorar a experiência do consumidor é bem vinda.

No entanto, de nada vale adotar novos meios para se comunicar se o bom e velho canal telefônico deixar a desejar.

Por isso, listamos 6 sinais, nem sempre claros, que te ajudam a identificar que chegou o momento de considerar a busca por uma nova central PABX.

 

Falha no atendimento ao cliente

Já não é nenhuma novidade que falhar no atendimento ao cliente pode ser um caminho sem volta em direção ao fracasso do seu negócio.

Os tempos são outros e nossos dias são cada vez mais corridos. Ninguém quer ligar e ficar tanto tempo aguardando atendimento, ser transferido várias vezes ou até mesmo não ser atendido.

Se você já precisou entrar com contato com alguma operadora de telefonia, seja para contratar ou solicitar reparo em linha telefônica, sabe do que eu estou falando. Elas são campeãs de reclamações e com certeza você não quer que seu negócio trilhe o mesmo caminho, certo?

Portanto, fique atento aos sinais dos seus clientes. Reclamações frequentes podem ser por falhas de algum colaborador, mas também por defeitos na central PABX.

Imagine que seu cliente reclama dizendo que ligou e ninguém atendeu. Você vai investigar e seus colaboradores dizem que o telefone não tocou. Percebe que este caso pode ser perfeitamente um problema na central telefônica?

Mas calma, nem sempre isso é motivo para trocá-la, talvez seja necessário um simples reparo. Agora, se o problema for frequente a troca pode ser a melhor saída.

 

Manutenção frequente

Uma vez por semana ou até mais, um técnico vai até sua empresa para fazer o conserto da central telefônica.

Sem se dar conta, você começa achar que essa situação é normal. Mas na verdade é um grande erro que, entre outras coisas, custa muito caro, um verdadeiro desperdício de dinheiro.

Certo, então sempre que minha empresa precisar de manutenção frequente na telefonia está na hora de trocar a central de telefone? Não, nem sempre, e você já vai entender.

Considere a situação de que constantemente um ou alguns ramais param de funcionar até que o técnico faça o reparo. Aos olhos de quem não conhece o defeito está no PABX, não é mesmo? Porém, problemas na fiação apresentam os mesmos sintomas.

Neste caso, inclusive muito comum, a solução pode ser uma infraestrutura profissional como o cabeamento estruturado, por exemplo, que além de eliminar problemas nos ramais, melhora a performance da rede de computadores.

Então em quais situações a manutenção frequente indica a necessidade de uma nova central PABX?

  • Troca de placas de linhas analógicas;
  • Substituição de placas de ramais;
  • E retirada do equipamento para conserto em laboratório são algumas delas.

 

Produtividade comprometida

Colaboradores produtivos geram sempre ótimos resultados, mas para que isso aconteça é necessário um cenário favorável, livre de interferências que prejudicam o trabalho a ser desenvolvido.

A central telefônica é importante tanto na comunicação externa quanto interna e por isso precisa estar sempre em perfeito funcionamento.

Caso contrário, vendedores não conseguem ligar para fechar novos negócios, time de suporte tem dificuldades para auxiliar clientes que precisam de ajuda, financeiro impossibilitado de confirmar se um material está pronto para sair e faturar, entre outros problemas que uma central PABX ruim pode causar.

 

Dificuldade no gerenciamento da operação

Entre as maiores dificuldades enfrentadas por gestores está a tarefa de conseguir entender o que está funcionando e o que deve ser ajustado em atividades que envolvem telefonia.

Por exemplo, cada vendedor interno precisa realizar trinta ligações por dia para bater a meta de vendas no final do mês, você sabe se a missão está sendo cumprida?

Quantas chamadas a empresa recebe por dia? Qual o tempo médio de atendimento? E o tempo de espera? Quantas chamadas foram perdidas? Por que não foi atendida? É preciso contratar mais atendentes? Existem atendentes ociosos?

Uma central PABX mais antiga ou mesmo as mais novas, porém, sem recursos avançados, não permitem extrair relatórios com essas informações.

Portanto, quando existe a necessidade de gerenciar a operação com mais eficiência para aplicar melhorias e ajudar a empresa a crescer, pode ser a hora de considerar uma solução mais completa como a Telefonia na Nuvem.

Confira o que é e como funciona o PABX Virtual.

 

Recursos limitados

A telefonia VoIP (entenda o que é VoIP), baseada na mesma tecnologia utilizada em ferramentas como WhatsApp, mudou completamente comunicação nas empresas.

Ferramenta de gerenciamento, menu de atendimento digital (URA), pesquisa de satisfação, gravador de chamadas e vários outros recursos avançados ficaram mais acessíveis.

Vamos pegar de exemplo somente o gravador de ligações. Você tem noção da importância dele?

Times de inside sales em constante evolução levam muito a sério atividades como o coaching de vendas. Além de ser indispensável nessa atividade, o gravador ainda auxilia os próprios vendedores a entenderem seus erros e aperfeiçoarem suas técnicas.

Quer descobrir mais um bom motivo para gravar ligações? Através da análise dos áudios, gestores podem treinar operadores e garantir que o atendimento ao cliente seja cada vez mais eficiente.

 

Custo de telefonia muito alto

O fato de o Brasil ter uma telefonia extremamente cara, por si só, faz com que muitas empresas busquem alternativas para reduzir suas contas.

As maiores vilãs são as chamadas de longa distância e ligações para celular. A boa notícia é que praticamente toda central PABX existente hoje permite algum tipo de redução nas contas.

A interface celular, por exemplo, pode ser integrada ao sistema PABX e contribui para uma grande redução nas chamadas para dispositivos móveis.

Porém, algumas centrais telefônicas não têm capacidade de identificar automaticamente quando uma chamada é para celular e ficam sujeitas a erros humanos.

Quando isso acontece, o usuário precisa digitar 0 (zero) para ligar para telefone fixo e 891, por exemplo,  para ligar para celular. Sistemas de telefonia modernos fazem a identificação automática e completam a chamada pela rota de menor custo.

Agora você já conhece alguns sinais de que sua empresa precisa de uma nova solução de telefonia. Se for preciso, converse sem compromisso com um consultor e tire suas dúvidas.

Aproveite também para saber mais sobre os benefícios da telefonia VoIP e como ela ajuda empresas a, entre tantas outras vantagens, economizarem até 70% em custos telefônicos.