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Potencializar a captação de clientes com técnicas diversas é o que pode garantir ótimos resultados

14 Dicas infalíveis para potencializar a captação de clientes e garantir ótimos resultados

Se você acha que a dificuldade na captação de clientes é um problema que atinge somente sua empresa, saiba que se enganou. Os consumidores estão mais exigentes e o mundo em constante evolução, as empresas que entenderam isso já estão colhendo bons frutos.

 

Atingir bons resultados em vendas é fator determinante para o sucesso ou fracasso de qualquer negócio. Afinal, alguma empresa sobrevive sem vender?

O mundo evoluiu e continua evoluindo, a forma como você faz captação de clientes deve evoluir também.

Diversificar suas técnicas talvez seja a maneira mais efetiva. Por isso, separamos 14 dicas infalíveis para te ajudar nessa missão.

E então, vamos seguir e conquistar novas vendas?

 

1. Tenha bem claro quais problemas sua empresa resolve

Lembra daquelas ligações telefônicas que você já recebeu de operadoras de telefonia, TV, cartões de crédito, empurrando um produto que você não precisava?

Se não recebeu, sorte a sua.

Estas são operações que tentam captar clientes de todos os tipos, sem entender se eles realmente precisam dos produtos oferecidos.

Saber quais problemas seus produtos e serviços realmente resolvem é um diferencial das empresas modernas que estão em constante crescimento.

 

2. Saiba tudo sobre o seu cliente

Por melhor que o seu produto ou serviço seja, acredite, não é possível captar qualquer tipo de cliente.

Já falamos e não custa repetir: a forma do consumidor comprar mudou. Ao invés de generalizar, defina sua persona o quanto antes.

Mapeie informações como:

  • Idade do seu cliente ideal;
  • Tipo de empresa que ele trabalha;
  • Cargo que exerce;
  • Região onde reside;
  • Hábitos comuns;
  • Maiores dores/problemas que sua empresa resolve;
  • E qualquer outra informação que seja relevante.

Quanto mais informações você tiver, mais sucesso você terá na captação de clientes.

 

3. Tenha um site otimizado e funcional

Você já deve ter escutado que a primeira impressão é a que fica, certo? Claro que as vezes é possível contornar um primeiro contato ruim, mas é um trabalho muito mais difícil e que pode ser evitado.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, e na maioria das vezes um potencial cliente se conecta com a empresa pela primeira vez através do seu site.

Tenha um site bonito, ainda que a beleza esteja longe de ser o mais importante, e responsivo.

Um site que se adequa em quaisquer dispositivos como notebook, tablet ou smartphone, e possui fácil navegação, proporciona uma melhor experiência ao usuário.

E uma boa experiência já é um ponto positivo para levá-lo a se tornar cliente.

 

4. Implemente uma estratégia de inbound marketing

Inbound marketing, conhecido também como marketing de atração, é uma estratégia que une esforços para despertar a curiosidade de potenciais clientes e levá-los ao site da empresa.

Essa estratégia está dentro do processo comercial realizado pela parceria de marketing e vendas.

Nos dias de hoje é uma das maneiras mais efetivas de otimizar a captação de clientes, além de ter um investimento muito menor em relação ao marketing tradicional.

As etapas são: atração, conversão, relacionamento e fechamento.

  • Atração: essa etapa ocorre normalmente através do marketing de conteúdo, ferramentas como blog e redes sociais, além de links patrocinados e técnicas de SEO.
  • Conversão: uma vez que um visitante chega ao site é preciso transformá-lo em lead, ou seja, um potencial cliente. Para isso são utilizados materiais ricos gratuitos como iscas digitais em troca de informações como nome, e-mail, telefone, etc.
  • Relacionamento: muitas vezes (na maioria delas) o visitante que se tornou lead não está no momento de decisão dentro da jornada de compra. A ideia é nutri-lo fornecendo conteúdo relevante através de e-mail marketing. Uma boa ferramenta de automação de e-mail marketing cai como uma luva e ajuda a escalar o processo.
  • Fechamento: as etapas anteriores vão direcionar o lead pelo funil de vendas até que ele se torne efetivamente um cliente. O funil é dividido em três etapas e são elas: topo, meio e fundo. Para cada uma delas são produzidos conteúdo específicos a fim de que o lead avance automaticamente e fique pronto para se tornar cliente.

 

5. Aplique técnicas de outbound marketing

Com a popularização do inbound marketing, muito tem se falado que a prospecção ativa para captação de clientes não é eficiente.

Claro que isso é um grande equívoco. O erro dessas pessoas talvez esteja na forma como estão fazendo.

Por exemplo, sabe aquelas ligações de operadoras de telefonia e TV que mencionamos? Isso está longe do que estamos falando agora.

Telemarketing não é outbound marketing. Infelizmente, muitos ainda confundem essas duas estratégias. Até mesmo a prospecção de clientes por telefone funciona muito bem se for feito da maneira correta.

O outbound marketing segue processos, mesclando contatos via e-mail e telefone, para que, ainda que por interrupção, você aborde o cliente com conteúdo relevante e mostre que pode ajudá-lo a resolver um problema real.

 

6. Analise a concorrência regularmente

Fazer benchmarking não é nenhum pecado mortal, longe disso.

Analisar outras empresas que atuam no mesmo setor que a sua é uma forma inteligente de descobrir o que está dando resultado e melhorar seus processos.

Porque cometer os mesmos que eles se você pode utilizá-los como aprendizado, não é mesmo?

 

7. Abuse do networking na captação de clientes

Outra maneira importante e eficiente de fazer captação de clientes é utilizar seu networking.

É bem provável que você já tenha passado por outras empresas, feito amizades e conhecido muitas pessoas. Algumas delas podem ser potenciais clientes, então não desperdice essa chance conquistar mais vendas.

Mantenha-se ativo nas redes sociais. Uma delas, voltada especificamente para negócios profissionais é o Linkedin.

Há quem pense que a rede funciona somente para pessoas em busca de novos empregos, um grande engano. Experimente ser mais ativo, compartilhe conteúdo, participe de discussões e veja a mágica acontecer.

Estar presente e ser relevante fará as pessoas lembrarem de você quando precisarem resolver algum problema no qual você é especialista.

 

8. Frequente eventos onde seus potenciais clientes estão

Frequentar feiras e eventos é outra maneira de conhecer pessoas, aumentar seu networking e encontrar oportunidades para captação de clientes.

Muitas pessoas estão lá dispostas a aprender, buscando soluções para problemas reais e talvez até buscando captar clientes, assim como você.

 

9. Dê o devido valor aos follow-ups

Participou de um evento e conheceu várias pessoas? Faça o follow-up.

Através do Linkedin se conectou com um potencial cliente? Faça o follow-up.

Está em contato com um potencial cliente que tenha chegado pelo site da empresa? Faça o follow-up.

Teve uma recepção positiva daquele cliente potencial através de prospecção ativa? Faça o follow-up.

Muitos negócios são perdidos por falhas de profissionais que não dão a devida importância que o follow-up merece.

Uma pesquisa da Hubspot levantou que 44% dos vendedores desistem logo após o primeiro follow-up, mas 80% das vendas precisam de pelo menos cinco follow-ups para serem concretizadas.

O follow-up pode ser feito por contatos de e-mail ou telefone. Para a segunda opção, uma boa solução de telefonia como o PABX virtual, por exemplo, é essencial para o processo.

 

10. Utilize um bom CRM para organizar seus dados e potencializar a captação de clientes

CRM é mais que um software, é um conjunto de estratégias com foco total no cliente.

O sistema registra em um banco de dados suas interações com potenciais clientes de modo que seja possível monitorá-los em todas as etapas do processo de vendas e evitar a perda de informações e grandes negócios.

 

11. Valorize (de verdade) seu time

Treinar seu time todo, não somente o comercial, é uma boa maneira de aumentar a captação de clientes.

Alguém que faça um bom atendimento, por exemplo, pode ser decisivo para manter clientes fidelizados a fim de que eles façam negócios recorrentes com sua empresa.

Um time engajado e que acredita no propósito da companhia não mede esforços para potencializar seus resultados.

 

12. Não tenha medo de ganhar a venda

É até estranho, mas muitos profissionais de vendas depois de seguir todo o processo e deixar claro para o cliente que pode ajudá-lo a resolver um problema, tem medo de ganhar a venda.

Vamos fechar o negócio? Essa frase não é pecado! Em muitos casos é o empurrão que o lead está aguardando para de fato se tornar um cliente.

Coragem. A captação de clientes também precisa disso.

 

13. Entregue o que você prometeu

Convenceu o cliente de que sua empresa é a melhor para resolver o problema dele? Então resolva!

O número de consumidores que se sentem enganados ao fazerem negócios com todos os tipos de empresa é muito grande. Então tome cuidado para não fazer parte desta estatística.

Não prometa nada que você não consiga cumprir.

Construir uma imagem forte dá muito trabalho. Mas destruí-la não é tão difícil assim.

 

14. Pós-venda é ainda mais importante

Você se esforçou, educou o cliente, mostrou valor e por fim fechou o negócio. Acabou, certo? Errado!

Conquistar um novo cliente é bem mais caro do que manter um cliente fidelizado.

Permaneça perto do seu cliente e mantenha um bom relacionamento, continue entregando valor e se esforçando para que ele tenha sucesso e sempre lembre de você.

 

Rumo ao sucesso na captação de clientes

Agora você já conhece dicas infalíveis e não tem mais desculpas para não conseguir potencializar sua estratégia de captação de clientes.

As 14 técnicas que vimos são:

  • Tenha bem claro quais problemas sua empresa resolve
  • Saiba tudo sobre o seu cliente
  • Tenha um site otimizado e funcional
  • Implemente uma estratégia de inbound marketing
  • Aplique técnicas de outbound marketing
  • Analise a concorrência regularmente
  • Abuse do networking com inteligência
  • Frequente eventos onde seus potenciais clientes estão
  • Dê o devido valor aos follow-ups
  • Utilize um bom CRM para organizar seus dados e não perder negócios
  • Valorize (de verdade) seu time
  • Não tenha medo de ganhar a venda
  • Entregue o que você prometeu
  • Pós-venda é ainda mais importante

 

E então, vamos colocar a mão na massa?

Você não precisa seguir todas essas dicas para ter sucesso na captação de clientes. Identifique o que faz mais sentido para você e seu negócio e comece a implementar e testar.

Só não fique de braços cruzados, OK?

Agora é com você!