Loading…
Cabeamento de rede

Por que toda empresa deve se preocupar com seu cabeamento de rede?

Mesmo que o cabeamento de rede seja essencial no dia a dia das empresas, muitos gestores não enxergam sua importância e, consequentemente, perdem dinheiro.

 

Com essa visão, ou falta dela, pequenas, médias e grandes empresas continuam sofrendo com problemas comuns e tendo seus resultados frequentemente prejudicados.

A paralisação da operação, que é apenas um dos problemas que podem ser causados pela ausência de um cabeamento estruturado e organizado, pode afetar as vendas e comprometer o faturamento da empresa, assim como prejudicar o atendimento ao cliente.

Sendo assim, listamos 5 pelos quais um cabeamento de rede deve ser estruturado e organizado.

 

A importância do cabeamento de rede

Antes de conhecer as razões pelas quais toda empresa deveria pensar em ter seu cabeamento de rede organizado, vamos entender sua importância.

No mundo atual, com soluções cada vez mais integradas, o cabeamento de rede é responsável por conectar e facilitar o gerenciamento de equipamentos de informática, PABX e CFTV, entre outros, dentro das empresas.

As categorias de cabeamento – com influência direta no desempenho da rede – mais utilizadas pelas empresas são a 5 e 6. Elas suportam 100 e 1000Mbps respectivamente.

 

Razões para estruturar seu cabeamento de rede

Independente do porte da empresa, um cabeamento de rede estruturado gera muitos benefícios, entre eles:

Facilita a integração de soluções

No mundo da tecnologia tudo muda rapidamente, a cada dia novas soluções chegam ao mercado com o objetivo de ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes.

Coisas que até pouco tempo atrás pareciam bem distantes, como a telefonia na nuvem ou câmeras de segurança IP, por exemplo, se tornaram populares.

No entanto, para que os dispositivos funcionem adequadamente, eles precisam estar conectados à rede e esta precisa ser de qualidade.

Organização do cabeamento de rede

Uma solução de cabeamento estruturado, geralmente, centraliza toda a infraestrutura (cabeamento, servidor, central telefônica, DVR, etc.) em um único lugar.

Além da organização, que evita problemas frequentes na rede, restringe o acesso de qualquer pessoa e, consequentemente, aumenta a segurança de equipamentos tão importantes.

Melhora o desempenho da rede de computadores

A lentidão na rede de computadores é uma situação bastante comum que atinge grande parte das empresas brasileiras.

Além de dificultar o acesso a sistemas locais, ou seja, servidores dentro da empresa, ela prejudica o acesso aos sistemas em nuvem por conta de uma internet lenta.

Problemas como esses, em grande parte dos casos, estão também relacionados a um cabeamento de rede mal projetado. A solução é mais simples do que você imagina.

Sistema de telefonia mais estável

Outro problema que assombra grande parte das empresas são sistemas de telefonia instáveis.

Afinal, ligações telefônicas são necessárias para aumentar as vendas e atender aos clientes de forma geral.

Por conta de falhas no cabeamento, ramais ficam mudos e a manutenção do PABX se torna uma necessidade constante, gerando desperdício de dinheiro.

Quando pensamos em telefonia na nuvem pode ser ainda pior, pois o desempenho dos ramais está diretamente ligado à qualidade da rede e internet.

Redução de custos

Reduzir custos na empresa é um dos maiores desafios de todo gestor.

Beto Sicupira, sócio e amigo do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, diz que “custo é como unha, tem de cortar sempre”.

Um cabeamento de rede estruturado contribui para a redução de custos no seu negócio de várias formas, como por exemplo:

Mudança de layout: quando projetado adequadamente, o cabeamento estruturado aloca pontos em todos os locais da empresa onde possa existir algum dispositivo. Desta forma, mudanças de layout se tornam simples, rápidas e com menor custo.

Manutenção na telefonia e rede de computadores: cabeamento organizado e de qualidade, evita que ramais e computadores fiquem constantemente inoperantes por problemas simples, como mau contato em terminações.

Operação da empresa: você já parou para pensar quanto custa o tempo em que a empresa para por conta da inatividade da rede? Quanto deixa de vender? De faturar? Já imaginou o quanto a imagem da empresa fica manchada por falhas no atendimento ao cliente?

Muitas vezes, custos que podem ser cortados de forma simples e, por consequência, melhoram os resultados da empresa, passam despercebidos quando se trabalha no modo automático.

Parar, analisar e resolver de verdade os problemas, fará muito bem ao seu negócio.

E então, gostou de entender como um cabeamento de rede organizado e estruturado é importante para sua empresa?

Aproveite para conversar sem compromisso com um consultor, entender como podemos ajudar seu negócio a ser mais eficiente e solicitar um orçamento sem custo.